Ucrânia: Trabalhadores das ferrovias barram corte salarial



Os trabalhadores das ferrovias ucranianas conquistaram um acordo impedindo o governo de reduzir o orçamento para o setor, como parte de um projeto que significaria um corte de 50% nos salários de todas as empresas estatais, incluindo as estradas de ferro, a partir de 3 de março.

O Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Ucrânia, que representa 98% dos quase 500 mil empregados em ferrovias, obteve o recuo a 17 de março, após advertir que iniciaria uma greve – a primeira da história da entidade – caso o governo aplicasse os cortes.

O presidente do sindicato, Vadim Tkachov, enviou uma mensagem de protesto ao presidente ucraniano, Victor Yushchenko, à primeira-ministra Yulia Timoshenko e ao presidente do Parlamento, Volodymyr Lytvyn, manifestando a indignação dos trabalhadores. A 12 de março, em uma conferência organizada pelo sindicato, os ferroviários reafirmaram o protesto e prometeram paralisar as ferrovias se a redução orçamentária fosse adotada.

Frente à firme reação dos trabalhadores, as autoridades voltaram atrás e anunciaram que manteriam os salários estabelecidos nos acordos coletivos. “Sou totalmente contra o projeto, pois as pessoas comuns – ferroviários e funcionários dos serviços postais, por exemplo – seriam as vítimas da chamada ‘otimização’. Estamos felizes por ver as reivindicações do sindicato atendidas”, afirmou Tkachov.


Tradução: Dilair Aguiar


Fonte: International Transport Workers' Federation

http://www.itfglobal.org/news-online/index.cfm/newsdetail/3151?frmSessionLanguage=ENG


Nenhum comentário: