França: ‘Chefestros' se multiplicam em todo o país



Protestando contra demissões e tentativas de jogar a crise econômica sobre suas costas, trabalhadores franceses detiveram nas últimas semanas executivos e gerentes de empresas em diversos pontos do país, em ações apelidadas de “chefestros”. Aqui estão alguns dos principais casos:


13 de março – Operários de uma fábrica da Sony em Pontonx-sur-l’Adour (sudoeste do país) retiveram por 24 horas o principal executivo da companhia na França e outros altos funcionários, exigindo melhores acordos de dispensa no fechamento da unidade.



24 de março - Trabalhadores do grupo farmacêutico 3M impediram a saída de um diretor de fábrica por mais de 24 horas, em protesto contra o corte de 110 dos 235 postos de trabalho de uma unidade em Pithiviers (região central da França).


31 de março – Operários da Caterpillar Inc. detiveram quatro gerentes, depois que a companhia estadunidense anunciou a dispensa de 733 dos 2.700 empregados de uma fábrica no sudeste do país.


31 de março – A tropa de choque interveio para libertar o bilionário francês Francois-Henri Pinault, dono da rede varejista e de artigos de luxo PPR, quando funcionários do grupo, reagindo ao anúncio da demissão de 1.200 deles em duas lojas, o cercaram dentro de um táxi por quase uma hora.


8 de abril – Operários retiveram quatro gerentes durante toda a noite em uma fábrica da companhia britânica de adesivos Scapa Group, em protesto contra o plano de fechamento das instalações em Bellegarde, na França meridional.


9 de abril – Trabalhadores de uma fábrica da empresa de autopeças Faurecia, controlada pelo grupo PSA Peugeot Citroën, detêm três gerentes por cinco horas, reivindicando melhores condições em um plano social proposto pela companhia em dezembro passado.


16 de abril – Funcionários da FM Logistic Woippy, no nordeste do país, impediram a saída de cinco gerentes por cerca de 24 horas, devido ao anunciado corte de 475 postos de trabalho em maio do próximo ano.


21 de abril – Trabalhadores de uma fábrica da companhia estadunidense de componentes eletrônicos Molex detiveram dois gerentes durante toda a noite em reação ao fechamento de uma unidade em Villemur-sur-Tarn, perto de Toulouse, no sudoeste do país.



Tradução: Dilair Aguiar

Fonte: LabourStart


Nenhum comentário: