Reino Unido: Ocupação da Visteon valeu a pena!



“É uma imensa vitória, levando em conta a situação em 31 de março, quando a Visteon nos demitiu sem nada”, declarou Piers Hood, subdelegado do sindicato Unite na fábrica da empresa em Enfield, logo após a votação na qual os operários aceitaram, por 178 votos a cinco, o pacote indenizatório proposto pela companhia.

“Estamos muito felizes. Claro, preferiríamos ter nossos empregos de volta, mas a maioria receberá mais de 40 mil libras”, afirmou. “A firmeza das três fábricas obrigou a Visteon a negociar. É um aumento de dez vezes na quantia oferecida inicialmente e demonstra que a ocupação valeu a pena”.

“Temos de decidir pela resistência e partir imediatamente para a luta. Ainda estamos fazendo piquete e o manteremos até que tudo esteja resolvido e o dinheiro depositado nas contas dos trabalhadores”, ressaltou.

O representante sindical da fábrica de Basildon, Frank Jepson, complementou: “A Visteon foi encurralada e teve de agitar uma pequena bandeira branca. Eles perceberam que estávamos ficando mais fortes, em lugar de enfraquecermos”.

“A ameaça de iniciarmos piquetes nas fábricas da Ford em Bridgend e Dagenham atingiu o alvo. Eles sabiam que não estávamos blefando e que faríamos o que fosse preciso para conseguir justiça. Faremos piquete até que o dinheiro esteja no banco”, disse o sindicalista de Basildon, onde os 159 trabalhadores aprovaram por unanimidade o acordo.

Os últimos a votar, no dia 3 de maio, foram os operários da ainda ocupada fábrica de Belfast, com 147 a favor e 34 contra a proposta. O delegado sindical John McGuire comentou: “Não é uma vitória, porque todos perderam os empregos, mas é uma vitória porque forçamos a Ford Motor a apresentar um acordo financeiro adequado”.

‘Será uma vitória total quando conseguirmos nos tribunais a condenação da Ford/Visteon por não cumprir sua obrigação quanto ao financiamento de nossos fundos de pensão, em torno de 150 a 200 milhões de libras. Este buraco será coberto pelos contribuintes, e vamos lutar contra isso na Justiça”. McGuire ressaltou que, apesar disso, o acordo “mostra que a ocupação compensou. Nós permanecemos firmes e não sairemos até que o dinheiro esteja em nossas contas”.

Tradução: Dilair Aguiar

Fonte: The News Line





Nenhum comentário: