Zâmbia: Sindicato pede cautela a respeito de investimento da Vale

O presidente do Sindicato dos Mineiros da Zâmbia (MUZ), Rayford Mbulu, recomendou cautela quanto ao investimento do grupo brasileiro Vale SA no setor de mineração de cobre do país devido aos maus antecedentes da empresa na área de direitos humanos, evidenciados nas suas operações em países como o Canadá.

Mbulu salientou que embora a Zâmbia necessite atrair investidores para o setor de mineração, o governo do país não está levando em conta a questão da credibilidade e o bem-estar dos trabalhadores.

“Se carecemos de ideias sobre como extrair nosso cobre, é melhor que ele permaneça no solo para que nossos filhos possam vir a aproveitá-lo. Se a Vale desrespeita os direitos dos trabalhadores no Canadá, país do primeiro mundo, o que não aconteceria na Zâmbia?”.

Referindo-se à longa paralisação dos trabalhadores canadenses da Vale, o presidente do MUZ advertiu que “nossos camaradas do United Steel Workers ficaram em greve por 12 meses e a Vale manteve-se intransigente”. O sindicato também enviou uma mensagem ao governo zambiano, na qual apresenta suas objeções ao investimento da empresa brasileira.

A Vale não se pronunciou sobre a declaração de Mbulu. No início de julho, o diretor executivo da companhia, Eduard Ledsham, informou que a Vale investiria cerca de US$ 400 milhões para desenvolver a mina de Konkola, com uma produção de 50 mil toneladas métricas de cobre por ano. As obras devem começar em setembro.

A Zâmbia, maior produtor de cobre da África, registrou uma forte alta nos investimentos em seu setor de mineração desde 2006, quando os preços desse metal começaram a subir. A produção de cobre do país deve atingir 1 milhão de toneladas em 2011, contra 700 mil toneladas em 2009.

Tradução: Dilair Aguiar

Fonte: Down Jones Newswires (http://www.tradingmarkets.com/news/stock-alert/vale_dj-zambia-miners-union-urges-caution-over-vale-investment-1051479.html)

Nenhum comentário: