Turquia: Metalúrgicos dispensados por integrar sindicato
ocupam fábrica e conquistam readmissão

Após uma semana de greve e a ocupação pacífica da fábrica Çel-mer Metal na cidade turca de Gebze Cayırova, a leste de Istambul, 23 operários demitidos por fazerem parte do sindicato Birlesik Metal IS voltaram ao trabalho a 9 de agosto. A paralisação, da qual participaram todos os trabalhadores da fábrica, incluiu a tomada de um guindaste de 12 metros de altura.

guindaste

Os operários da Çel-mer se filiaram ao sindicato no início de junho. Em represália às atividades sindicais, a companhia demitiu 12 trabalhadores, mas estes iniciaram um protesto diante da fábrica, sendo readmitidos a 29 de junho.

No entanto, ao invés de iniciar negociações para a assinatura de um primeiro contrato coletivo, a empresa continuou pressionando os trabalhadores para que renunciassem ao sindicato. Como eles se negaram a abandonar o Birlesik Metal IS e mantiveram as reivindicações de reconhecimento da entidade e de negociação coletiva, a Çel-mer dispensou mais 23 operários a 16 de julho.

No dia seguinte, os demitidos iniciaram um protesto diante da empresa, mas esta se manteve intransigente. A 2 de agosto, os 23 voltaram a entrar na fábrica e todos os operários tomaram a unidade, ocupando inclusive o principal guindaste. Familiares e sindicalistas montaram barracas diante do local. A empresa chamou a polícia, que se mobilizou em torno do perímetro.

A ocupação da torre de 12 metros chamou a atenção dentro e fora da Turquia. Durante o tenso período no qual os operários ficaram cercados pela polícia, organizações locais, entre elas o sindicato dos trabalhadores em transportes (TUMTIS), e outras internacionais, como a Federação Internacional dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas (FITIM), enviaram delegações para solidarizar-se com a ocupação.

Após a conclusão do acordo, os vitoriosos trabalhadores da Çel-mer desceram do guindaste e desocuparam a fábrica, exclamando: “o direito de sindicalização não pode ser impedido!”.

Tradução: Dilair Aguiar

Nenhum comentário: