Europa: Servidores públicos planejam aliança histórica

O sindicato dos servidores públicos britânicos UNISON anunciou dia 29 de março que está formando uma histórica aliança com sindicatos análogos de outros países europeus, unindo milhões de trabalhadores na luta por melhores serviços públicos.

O UNISON informou que a proposta foi aprovada pelo Ver.di italiano e o CGIL alemão em conversações mantidas por líderes das três entidades dia 28 de março em Londres, paralelamente à manifestação “Ponham o Povo em Primeiro Lugar”. O protesto, que antecedeu o fórum do G20, reuniu mais de 40 mil pessoas.

Representantes sindicais da Espanha, França, Suécia, Irlanda e Holanda também devem participar das discussões para elaborar um plano de ação em escala européia.

O principal dirigente do UNISON, Dave Prentis, declarou que “agora é o momento de desafiar os que propõem cortes nos salários, pensões e serviços. É hora de reafirmar os valores de justiça, solidariedade e democracia que os trabalhadores dos serviços públicos colocam em prática todos os dias”.

Advertindo que a crise pode levar a dissensões entre os trabalhadores, Prentis ressaltou que “precisamos de uma agenda política pan-européia para combater a ascensão do fascismo. Os sindicatos devem se unir para se certificarem de que não reverteremos a uma Europa introspectiva e direitista”.

Já o líder do Ver.di, Frank Bsirske, destacou a importância da solidariedade entre os trabalhadores em toda a Europa. “Precisamos compartilhar experiências. Precisamos trocar informações sobre o que está acontecendo na Europa. E precisamos formular estratégias conjuntas para fortalecer a solidariedade e criar uma coesão social que não seja limitada pelas fronteiras nacionais”.

Tradução: Dilair Aguiar

Fonte: Morning Star

http://www.morningstaronline.co.uk/index.php/news/britain/public_servants_to_unite_across_europe

Nenhum comentário: