Bangladesh: Mais de 15 mil operários têxteis atacam fábricas

Enfurecidos por atrasos nos pagamentos e baixos salários, milhares de trabalhadores têxteis protagonizaram violentas manifestações em duas cidades de Bangladesh.
Na noite de 10 de maio, os donos da fábrica de confecções Rupashi Sweater, em Narayanganj (na região central de Bangladesh), foram atacados por um grupo de trabalhadores, que exigiam o pagamento de salários atrasados. Ao voltarem para trabalhar no dia seguinte, uma segunda-feira, os têxteis encontraram a fábrica fechada.
Os operários dirigiram-se então a outras fábricas da cidade – um porto fluvial e pólo da indústria têxtil – gritando por melhores salários. O protesto foi logo engrossado por milhares de trabalhadores.
A manifestação saiu porém do controle e uma multidão calculada em 15 mil pessoas depredou 14 fábricas, danificou 15 veículos e ocupou por quatro horas duas rodovias que atravessam o local. A área se tornou palco de uma batalha campal, com os trabalhadores enfurecidos enfrentando a polícia e forças paramilitares.
De acordo com fontes locais, foi necessário um enorme contingente policial, usando bombas de gás lacrimogêneo, para dispersar os manifestantes.
Em Savar (também na região central do país), se registrou um conflito semelhante, em uma fábrica têxtil do grupo Doel. Os chefes haviam prometido pagar salários atrasados há três meses. Ao serem informados que o pagamento não seria efetuado, na tarde de segunda-feira (11), centenas de trabalhadores da fábrica se revoltaram, quebrando algumas janelas e móveis da administração.
Os operários deixaram a fábrica e ocuparam uma estrada próxima por mais de uma hora, até a chegada da polícia. Uma testemunha disse que “os trabalhadores ficaram furiosos quando os policiais os atacaram”. Uma violenta batalha começou, com os manifestantes usando paus e pedras para repelir as cargas da polícia. Os choques só terminaram por volta das 16,00 horas. Os trabalhadores destruíram mais de 30 veículos, inclusive uma viatura policial; 50 pessoas, incluindo policiais, ficaram feridas, e um operário foi atingido por um tiro.



Tradução: Dilair Aguiar

Fonte: Libcom.org
http://libcom.org/news/wildcats-over-15000-bangladeshi-garment-workers-go-berserk-attack-factories-over-non-paymen





Nenhum comentário: