Tunísia: Trabalhadores são libertados graças a campanha internacional

Um movimento internacional pela libertação de trabalhadores e sindicalistas do Cinturão de Mineração da Tunísia atingiu seu objetivo: todos os 38 presos foram anistiados por decreto presidencial, embora seus direitos civis tenham sido cassados. A campanha foi feita por dezenas de entidades de direitos humanos e federações de trabalhadores de todas as partes do mundo.

Os trabalhadores foram presos em janeiro de 2008, durante protestos causados por uma “competição pelo emprego” nas minas próximas à cidade tunisiana de Gafsa. A escolha foi marcada pelo favoritismo, o que levou a uma escalada de greves e manifestações duramente reprimidas pelas forças de segurança.

Em julgamentos considerados parciais e injustos, os réus foram acusados de formação de quadrilha para “cometer crimes de agressão contra a ordem pública” e participarem de um “movimento de desobediência, bloqueando as vias públicas”, sendo condenados a penas que variavam de dois a dez anos de prisão. Os advogados dos presos recorreram, mas as sentenças foram reafirmadas em fevereiro deste ano.

Tradução: Dilair Aguiar


Nenhum comentário: