Global: CSI lança campanha para a sindicalização de jovens

Joe, personagem da campanha de filiação sindical

A Confederação Sindical Internacional (CSI) lançou no dia 23 de março uma nova campanha para conectar o movimento sindical mundial aos jovens. A Campanha da Juventude utiliza uma série de ferramentas, como vídeos, redes sociais e páginas na internet (http://www.changetheworld-now.com/ e http://youth.ituc-csi.org/), assim como um guia especial de orientação para os sindicatos.

Pesquisas feitas em diversos países demonstraram que as atitudes dos jovens em relação às questões abordadas pelos sindicatos não se modificaram muito ao longo dos anos. Já as organizações sindicais, diante das mudanças ocorridas na mão-de-obra, na tecnologia e na sociedade, passaram a buscar novas formas de atingir a juventude.

A campanha se destina a demonstrar que, ao unir-se a um sindicato, os jovens podem exercer influência em questões e acontecimentos de seu interesse a nível global, assim como melhorar sua própria vida profissional.

Levando em conta as diferenças nacionais e setoriais nas formas com que as entidades realizam o trabalho de sindicalização, a campanha oferece novas opções aos argumentos convencionais, centrando-se no aspecto internacional de ser associado a um sindicato e relacionando-o às próprias experiências pessoais dos jovens.

As organizações sindicais podem escolher diversas sugestões a partir de um menu e integrá-las às campanhas, ações ou atividades que já estejam efetuando em seus países. Também são fornecidos materiais em vários formatos, com a finalidade de ajudar os sindicatos a desenvolver novos esforços para alcançar especificamente a juventude.

“Os benefícios da filiação sindical para os jovens são claros. A campanha proporciona novas ferramentas para que os sindicatos de todo o mundo demonstrem a dimensão global da ação sindical, de uma forma relevante para a gente jovem. Também oferece um novo impulso para a inovação e a criatividade nas formas usadas pelos sindicatos para chegar aos seus membros e a sociedade em geral”, declarou o secretário-geral da CSI, Guy Ryder.

Tradução: Dilair Aguiar



Nenhum comentário: