Israel: Quantos anos um palestino precisa ter para que possa trabalhar na colheita de morangos?

 
Por Chaim Levinson

Um palestino precisa ter pelo menos 28 anos de idade para colher morangos em Israel e, para trabalhar na agricultura, deve estar com no mínimo 35 anos, entre outros critérios fixados pelo ministério da Defesa israelense para a concessão de licenças de trabalho. Os requisitos para a emissão de autorizações, publicados pelo jornal Haaretz, foram obtidos pela organização não-governamental Gisha, que requereu os dados em base à Lei de Liberdade de Informação.

As autoridades israelenses também estabelecem quotas para os trabalhadores palestinos. O jornal informou que, atualmente, o limite é de 32 mil, distribuídos em 19.500 para a construção civil, três mil para trabalhos em pomares, 2.250 para indústria e serviços, 1.750 para a agricultura em geral e o restante para outros setores. Além disso, os palestinos que pretendam trabalhar legalmente em Israel necessitam obter primeiro um empregador disposto a solicitar a autorização.

De acordo com os critérios do ministério da Defesa, chefiado por Ehud Barak, o palestino deve ter pelo menos 35 anos, ser casado e ter filhos para poder trabalhar na construção civil, assim como na maioria dos demais setores. Para conseguir emprego em um hotel de Jerusalém Oriental, o palestino pode ser solteiro, mas estar com no mínimo 25 anos de idade. Já para trabalhar no distrito industrial de Atarot, em Jerusalém, a única restrição é ter pelo menos 21 anos.

Por outro lado, para colher frutas cítricas ou morangos, o palestino precisa ter 28 anos, ser casado e ter filhos. A lista de requisitos não esclarece o motivo pelo qual um palestino de 30 anos de idade é autorizado a trabalhar na colheita de morangos, mas não na irrigação de plantações. Em resposta ao Haaretz, o ministério de Defesa explicou que “os critérios são definidos em base a questões de segurança apresentadas por funcionários dos órgãos de Defesa e de acordo com avaliações atualizadas”.

O número de trabalhadores palestinos em Israel tem crescido nos últimos anos. Em 2003, no auge da segunda Intifada, 12.708 palestinos foram autorizados a trabalhar no país. Em 2008, o total chegou a 23.821.

Tradução: Dilair Aguiar 


Nenhum comentário: