Egito: Trabalhadores homenageiam mártires da Flotilha da Liberdade



Por Hossam el-Hamalawy

A atual onda de greves no Egito não ocorre apenas por reivindicações econômicas, envolve da mesma forma questões políticas. O movimento grevista também significa uma retomada da consciência de setores da classe trabalhadora.

Então vemos um funcionário público que nunca se engajou na política, mas adere a uma greve por melhores condições de trabalho e demonstra uma inesperada capacidade organizativa (até para ele mesmo), tornando-se um dos líderes do movimento (ver Egito: Aumentam os protestos de trabalhadores no Cairo). Ao fim da vitoriosa paralisação, esse servidor público, junto a seus camaradas, participa da construção do primeiro sindicato independente do país em meio século.

Desempenha hoje um papel ativo na vida política, está presente em todos os protestos pela democracia e ajuda a disseminar a experiência dos agentes tributários na formação de um sindicato livre entre outras categorias profissionais.

Mas este é somente um caso. Outro exemplo pode ser visto neste vídeo, no qual operários das fábricas Tanta Flax, Amonsito e Mahalla participam de um ato de denúncia e protesto contra o mortífero ataque israelense à Flotilha da Liberdade.

Esses trabalhadores começaram a lutar há poucos anos, contra problemas específicos em suas fábricas. Mas, com o tempo, sua consciência foi se transformando, alguns deles começaram a ter uma visão mais ampla, associando os problemas das fábricas com a situação política do país.

Agora traçam um paralelo entre a política do Estado em relação a eles com a atitude de Israel a respeito dos palestinos, e começam a se organizar em apoio aos palestinos, enquanto continuam a combater por suas reivindicações específicas.

Me indigno quando alguém me diz que esta onda de greves não é política... Este movimento está mudando a vida de milhões de trabalhadores que dele participam, e neles reside a esperança de mudar o sistema...

Hossam el-Hamalawy é um jornalista egípcio residente no Cairo

Tradução : Dilair Aguiar



Nenhum comentário: